SEFAZ

Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas

Fazendários solidários doam sangue

Nesta última quarta-feira (13), funcionários, terceirizados e estagiários da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AM) participaram da campanha de doação de sangue realizada pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). A unidade móvel da instituição, conhecida como Vampirão ficou no estacionamento da Sefaz de 8h às 12h.

A ação teve como objetivo mobilizar os servidores fazendários para a manutenção dos estoques de sangue no Estado. A meta do hemocentro era conseguir a doação de 50 bolsas de sangue, quantidade considerada ideal nas coletas itinerantes. O Serviço de Assistência ao Servidor, após intensa campanha interna de conscientização, listou 60 candidatos à doação. Após a triagem, 34 estavam aptos e contribuíram com o ato voluntário.

A subgerente de coleta externa do Hemoam, Eleonora Alves, destacou o valor dessa atividade em conjunto. “Fazemos uma vez ao ano essa parceria com a Sefaz, principalmente, nesse período que antecede o carnaval. Durante a fase de folia são realizadas muitas festas, as pessoas bebem em excesso e acontecem muitos acidentes. Precisamos elevar nosso estoque que se encontra baixo. As plaquetas possuem prioridade em virtude de terem o prazo reduzido de vida útil de apenas cinco dias”, explicou.

Eleonora Alves também ressaltou o alto índice de aproveitamento do material coletado na fazenda estadual.  “A Sefaz é uma instituição em que os funcionários são sangue bom. Existe um aproveitamento de quase 100% das bolsas coletas tanto na triagem sorológica quando após a realização dos exames”, pontuou.

Exigências

No dia da coleta, o doador precisa sentir-se bem, estar com boa saúde, ter entre 16 e 67 anos (para a primeira doação, a idade limite é de 60 anos) e peso acima de 50 kg.O candidato deve estar bem alimentado e munido de documento de identidade.