SEFAZ

Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas

TREINAMENTO NOS ESTADOS UNIDOS PODE TRAZER RETORNO POSITIVO PARA O AMAZONAS

"A expectativa é retornar ao Amazonas com a bagagem cheia de conhecimentos e novas experiências a fim de contribuir para que a gestão pública do Estado se torne referência, na área de contratação pública, na região Norte do Brasil”. A declaração do controlador-geral do Estado, Alessandro Moreira, ocorreu durante o treinamento promovido pela Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento (USTDA), que iniciou no último dia 3 e prossegue até 13 de junho.

A missão é exclusiva do Brasil. Participam representantes do Amazonas, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Tribunal de Contas da União e do Ministério da Economia. O intercâmbio de informações e experiências bem sucedidas na área pública ocorre na USTDA, George Washington University, autoridade portuária de Nova Iorque e Nova Jersey, prefeitura de Nova Iorque, dentre outros órgãos.

O programa foi montado em 2017. A primeira turma, exclusiva para gestores do programa no Ministério da Economia, reuniu-se no ano passado. Os integrantes da segunda turma percorrerão as cidades de Washington, New York e Austin (Texas) para lapidar seus conhecimentos a fim de contribuir com o aprimoramento das dinâmicas da administração pública dos estados e instituições.

Nos próximos anos, novas turmas serão formadas para garantir a continuidade do compartilhamento de informações como análise de custo ao longo do ciclo de vida, acordos, parcerias público-privadas, planejamento de aquisições, gestão contratual e desenvolvimento de especificações técnicas.

O Ministério da Economia está formatando projetos de infraestrutura em parceria com a USTDA. A Bahia já conta com estudos em andamento. Há boas possibilidades de o Amazonas ingressar neste grupo. A Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento poderia contribuir com o reordenamento do sistema da saúde do Amazonas assim como apoiar soluções de mobilidade urbana em Manaus e para melhoria da infraestrutura portuária.