SEFAZ DESENVOLVE FERRAMENTA PARA MODERNIZAR CONTROLE DO PAGAMENTO DE MULTAS DO TCE
A fim de modernizar o controle do pagamento de multas do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), a Secretaria de Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM), por meio dos departamentos de Arrecadação (Dearc) e de Tecnologia da Informação (Detin), desenvolveu uma ferramenta digital capaz de dar maior agilidade e eficiência na verificação do cumprimento das decisões dessa Corte.
Na manhã desta terça-feira (1), técnicos dos dois órgãos se reuniram na secretaria para discutir e aprimorar detalhes do sistema, que está sendo utilizado desde o início de setembro.
Ao permitir o acompanhamento dos processos de pagamento de forma on line e em tempo real, a ferramenta já tem dado resultado importante, de acordo com a chefe do Departamento de Registro e Execução do TCE, Patrícia Lacerda.
“Tem sido um avanço muito grande nos nossos trabalhos, porque agora não depende apenas do encaminhamento (dos comprovantes de pagamento) pelo responsável. No próprio sistema, eu confronto o que ele está enviando e o que foi de fato pago. Nosso trabalho está fluindo bastante”, afirma Patrícia.
A diretora do Departamento de Arrecadação da Secretaria de Fazenda, Anny Karolliny Saraiva Coelho, também esteve à frente do desenvolvimento da ferramenta e ressaltou a importância do apoio da Sefaz no incremento dos sistemas de controle de pagamentos de outros órgãos, como o TCE.
“Antes, o Tribunal de Contas tinha que demandar a Sefaz por meio de oficio, e muitas vezes isso demorava mais de um mês, o que gerava um atraso muito grande na instrução processual”, destaca Anny. “Felizmente nesse exercício, com esforço dos secretários de Fazenda (Alex Del Giglio) e secretário de Receita (Dario Paim), a gente conseguiu desenvolver essa funcionalidade”, acrescentou.