SEFAZ ADOTA PROCEDIMENTOS PARA PROTEGER SERVIDORES E VISITANTES
As medidas irão vigorar enquanto o novo coronavírus for uma ameaça à saúde
Os funcionários e visitantes são recepcionados com um bom dia atencioso seguido de verificação de temperatura e orientação para a utilização do álcool em gel num totem com pedal antes de entrar na sede da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz/AM). Os procedimentos fazem parte da rotina do órgão fazendário estadual a partir deste mês de junho.
“O atendimento presencial na Sefaz/AM retornou, neste mês de junho, seguindo as normas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde. Uma das regras imprescindíveis para adentrar as unidades da secretaria é a utilização de máscara que cubra boca e nariz. A falta deste elemento de proteção coloca em risco a vida de todos os que terão contato com esta pessoa. Não temos como saber ao certo quem é um agente transmissor. Por isso, não podemos arriscar, autorizando uma pessoa desprotegida a entrar”, explicou a secretária para Assuntos Administrativos da Sefaz/AM, Alana Valério.
Do lado de fora da sede da Sefaz, foi instalada uma pia para a lavagem das mãos de forma a permitir a higiene tanto do público interno quanto do externo. Nos casos em que a temperatura ultrapassa a marca da normalidade, a pessoa é orientada a sentar um pouco em cadeira no hall de entrada e fazer um novo teste. Caso a variação irregular persista, recebe a recomendação para procurar uma unidade de saúde.
“ A utilização de máscara, limpeza das mãos e verificação da temperatura corporal reduzem drasticamente a possibilidade de transmissão do vírus e, por consequência, o contágio. A Sefaz está fazendo uma campanha de educação pelas boas práticas de higiene, que devem ser intensificadas tanto por quem atende quanto por quem é atendido”, salientou a médica e servidora fazendária, lotada no setor de Assistência ao Servidor, Adriana Mourão.
Além de colocar banner e cartazes de orientação por todos os andares explicando formas de evitar a disseminação do vírus, a administração da Sefaz também dispôs marcadores no piso dos elevadores (que agora podem transportar no máximo três pessoas simultaneamente), instituiu filas na recepção com distância de 1,5m entre as pessoas, orientou os servidores a utilizar Equipamentos de Proteção Individual (máscara, viseira e barreiras de proteção) e também distanciamento entre as cadeiras na Central de Atendimento e outros setores com atendimento ao público.
A limpeza dos ambiente tornou-se ainda mais minuciosa a fim de impedir a disseminação do vírus. Os agentes de limpeza utilizam máscaras, luvas, botas. Além disso, a secretaria tem realizado diariamente a sanitização, uma limpeza com alto poder bactericida nas áreas de grande circulação e objetos de uso coletivo como elevadores, maçanetas, corrimão...
O empresário Edir Souza, que buscou a Sefaz nesta segunda-feira (15) pra resolver pendências em relação ao IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), elogiou a forma de atendimento. “Foi excelente. Estes cuidados me fazem sentir mais confiante. Na minha casa, ninguém teve Covid. Estamos sempre atentos à higiene. Hoje, precisava resolver esse problema de um carro antigo. Não tinha como não vir aqui. Mas sabendo que está tudo limpo e todos estão protegidos, fico mais tranquilo”, relatou.
Enquanto durar a fase de contágio maciço entre a população manauara, a Sefaz permanecerá com o atendimento diferenciado. “O atendimento virtual por meio da página da secretaria na internet (www.sefaz.am.gov.br) foi reforçado. No campo portfolio de serviços, o contribuinte tem acesso ao e-mail e chats onde pode falar diretamente com um servidor da Sefaz durante o horário de expediente para o público externo (de 8h às 14h). Temos orientado que as pessoas procurem primeiro o meio digital para resolver suas pendências. Quem precisar vir à Sefaz, não precisa se preocupar. A secretaria se municiou com adoção dos protocolos de segurança para garantir o bem-estar generalizado”, enfatizou Alex Del Giglio, secretário de Fazenda.