SEFAZ

Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas

Contadores conhecem a Campanha Nota Fiscal Amazonense

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Amazonas em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda apresentou no auditório da Sefaz/AM, na tarde desta terça-feira, o Programa Estadual de Cidadania Fiscal, onde um dos principais pilares será a campanha “Nota Fiscal Amazonense”, para contadores e empresários.

O CRC-AM possui 7.039 inscritos, conforme o último levantamento realizado pela entidade no mês de junho. Neste primeiro evento, realizado pelas duas instituições para abordar os aspectos gerais do programa que irá sortear prêmios em dinheiro a partir do dia 3 de agosto, participaram 140 profissionais e empresários.

A presidente do conselho, Edna Dinelli, esclareceu que antes a entidade priorizava dois pilares de atuação: o registro e a fiscalização do exercício legal da profissão, mas que em 2015, uma outra linha de atuação em recebido especial atenção por parte da diretoria. “Nossa prerrogativa sempre esteve ligada a conduta profissional dentro dos parâmetros da legislação. Com a evolução das ferramentas tecnológicas e das mudanças promovidas pelos órgãos fiscalizadores e de controle, passamos a priorizar também a capacitação. Neste sentido a parceria com a Sefaz/AM é muito salutar.

Profissionais bem orientados executam serviços de qualidade, que evitam transtornos para os clientes como multas. O Estado também ganha porque as empresas se ajustam da forma e no tempo certo”, contextualizou.

O Núcleo de Educação Fiscal da Sefaz/AM enfatizou, principalmente, a importância das empresas inserirem o quanto antes o campo para preenchimento do CPF na nota fiscal eletrônica. Ao consumidor é facultativo lançar ou não o CPF no documento ao efetivar uma transação comercial a partir do mês de agosto. O mesmo não ocorre para os empresários, que devem fornecer o documento com a possibilidade de informar o CPF sem a exigência de cadastro prévio.