Palestra na Sefaz esclarece procedimentos para desembaraço de mercadorias
Em uma iniciativa de promover transparência e orientar empresários e profissionais do ramo, a Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM) promoveu mais uma palestra para explicar os procedimentos para o desembaraço de mercadorias. O evento ocorreu na última terça-feira, 27, e foi realizado de forma virtual e presencial.
A palestra, ministrada pela auditora fiscal da Sefaz e chefe do Departamento do Controle de Entrada de Mercadorias (Decem), Andrea Corado, e pelo analista de sistemas do Departamento de Tecnologia da Informação (Detin) do órgão, Nelson Grana, abordou diversos aspectos relacionados ao assunto.
Tendo como objetivo proporcionar aos participantes uma compreensão clara dos processos, regras e documentações envolvidos no desembaraço de mercadorias, visando otimizar os procedimentos e a redução de possíveis entraves junto a Sefaz.
“A intenção da palestra foi esclarecer, de uma forma prática e didática, como realizar o procedimento. Muitos deles, inclusive, sendo solucionados de forma eletrônica por meio do Domicílio Tributário do Contribuinte - Dte, sem a necessidade de atendimento presencial na Secretaria”, explicou Andrea Corado.
Desembaraço
O desembaraço de mercadorias é um conjunto de procedimentos administrativos e fiscais necessários para regularizar a entrada ou saída de produtos no território de um país e no Estado. O não cumprimento adequado dos procedimentos de desembaraço pode resultar em atrasos e penalidades.
FOTO: Divulgação/Sefaz