SEFAZ

Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas

Agência da Sefaz de Parintins recebe moção de aplausos da Câmara Municipal

Nesta semana, os funcionários da agência da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/AM) de Parintins ficaram emocionados com o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos pela Câmara Municipal daquele munícipio. A agência recebeu a moção de aplausos e parabenização nº 29/24, assinada pelos 13 vereadores da casa legislativa.

A homenagem foi uma propositura do vereador Antônio Massilon de Medeiros Cursino, que também é servidor de carreira da Sefaz, pela conquista do 1º lugar em excelência no atendimento ao público do ano de 2023, conferido pela Ouvidoria Fazendária.

Para obter a liderança no quesito atendimento, a agência investiu na capacitação e no preparo para lidar com os contribuintes. “Temos uma equipe extremamente enxuta. São quatro servidores de carreira e quatro terceirizados. Estamos constantemente nos aprimorando para atender da melhor forma possível. Quando não conseguimos, intermediamos o contato do contribuinte com a sede em Manaus. Fazemos o possível para facilitar a relação do contribuinte com o fisco”, esclareceu o gerente da agência, Agenor Machado.

O prestador de serviços e microempreendedor individual Adson Figueira é um usuário da agência há mais de 10 anos. Quando tem dúvidas e não consegue efetivar uma operação, ele recorre aos atendentes e aos demais servidores para não deixar suas operações comerciais paradas.

“Eles me atendem muito bem. Como microempreendedor, a gente tem muita dificuldade para resolver problemas de notas fiscais, a gente sempre tem dúvidas. O pessoal daqui da Sefaz (Parintins) é muito atencioso.O ambiente é agradável demais. Eles nos ensinam, nos ajudam a andar com as próprias pernas”, relatou o microempresário. Ao ser perguntado que nota daria à equipe da Sefaz, não teve dúvida: “eu dou nota dez”.

Serviços

A Agência da Sefaz/AM, em Parintins, realiza os serviços de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); Imposto de Transmissão, Causa Mortis e Doação (ITCMD) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Realiza também o cadastro de empresas, emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) Avulsa, emissão e parcelamento de débitos, diligências, autoatendimento de protocolo virtual.
Além de auxiliar na obtenção do desconto pela Lei do Bom Condutor e prestar esclarecimentos em geral.