SEFAZ

Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas

Sefaz e Seduc realizam seminário para o desenvolvimento da Educação Fiscal no Amazonas

As Secretarias de Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM), e de Estado de Educação e Desporto Escolar (SEDUC), realizaram, nesta segunda-feira (27/05), o seminário de “Educação Fiscal: Caminhos e Perspectivas para a construção da Cidadania Ativa”. O encontro buscou o fortalecimento da Educação Fiscal no Amazonas, com a reflexão acerca da função socioeconômica dos tributos arrecadados e dos gastos públicos provenientes deles.

O seminário aconteceu no auditório do Centro de Formação Padre José Anchieta (Cepan), Japiim, e teve transmissão para todo o Brasil por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas.

A pauta principal foi discutida pela procuradora da Fazenda Nacional, Regina Hirose, que enfatizou a importância da disseminação das ações educativas, fundamentais para o desenvolvimento do país. “Precisamos conversar sobre o destino do nosso dinheiro, debater sobre cidadania, boas práticas. Estimular essa ideia com nossos jovens”, enfatizou Hirose.

Com público-alvo diversificado, o evento, contou com a participação de professores, servidores, representantes dos Conselhos Estaduais de Economia, Contabilidade, Administração, da Ordem dos Advogados do Brasil | Seccional Amazonas (OAB-AM), além de estudantes.

"Na Secretaria de Educação, nós temos a nossa coordenação de Educação Fiscal, e estamos trabalhando, desde 2019, com esse tema. A rede estadual tem educação financeira em seu currículo, pautada pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e disseminada em nossas jornadas pedagógicas", destacou a coordenadora do Programa de Educação Fiscal, da Secretaria de Educação, Vera Lúcia Lourido.

O coordenador do grupo de trabalho em prol da Educação Fiscal composto pela Sefaz-AM, Receita Federal e Secretaria de Educação e secretarias municipais de Manaus de Educação e Fazenda, o auditor fiscal Augusto Bernardo Cecílio falou sobre a importância de desenvolver o tema nas escolas.

“É na escola que formamos o cidadão, portanto, as secretarias de educação são indispensáveis dentro do conselho. A Secretaria de Educação é nossa parceira desde 1998, quando começamos as discussões sobre o tema”, compartilhou o auditor.

O auditor, que também é coordenador do programa de educação fiscal do amazonas, reforçou ainda a importância de se discutir o tema.

“A conscientização fiscal é fundamental para que possamos contribuir para uma gestão pública eficiente e transparente. E o seminário foi uma ótima oportunidade para falarmos sobre isso. Onde pudemos discutir a função socioeconômica dos tributos e a importância deles para financiar os serviços públicos e politicas publicas, não só no Amazonas como no Brasil”, disse o coordenador.

Foto: Euzivaldo Queiroz/Divulgação Seduc