Sefaz recebe selo de reconhecimento em gestão de qualidade no sistema de controle interno
Durante o 2º Encontro Estadual de Controle Interno, realizado no auditório Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), nesta sexta-feira, 13, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AM) recebeu o Selo Bronze de “Gestão de Qualidade do Sistema de Controle Interno”. O prêmio, entregue à secretária executiva de assuntos administrativos Alana Tomaz, reconhece a aplicação das melhores práticas de controle interno no âmbito da secretaria.
O evento, organizado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), contou com a presença de autoridades e especialistas na área de controle interno.
“Este selo representa o esforço contínuo da Sefaz em promover uma gestão pública eficiente, transparente e comprometida com a aplicação das melhores práticas de controle interno. É uma conquista coletiva que reflete o trabalho árduo de toda a equipe”, destacou a secretária.
Rodrigo Belém, chefe da Controladoria da Sefaz, também comemorou a premiação e ressaltou a importância do controle interno na gestão pública: “O Selo Bronze é um marco que destaca a atuação da Sefaz na busca por maior eficiência e segurança na gestão de recursos públicos. Nosso foco é garantir que os processos internos estejam alinhados às melhores práticas, mitigando riscos e promovendo uma governança sólida”.
Além da Sefaz, outras unidades gestoras também foram contempladas com o selo, reforçando o compromisso das instituições amazonenses com a transparência e eficiência na gestão pública.
Controle interno
A CGE, organizadora do evento, compõe e atualmente preside o Conselho Estadual de Controle Interno do Amazonas - Ceciam que é responsável por congregar os órgãos centrais do sistema de controle interno dos três poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – além de instituições como o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), o Ministério Público do Estado (MPAM) e a Defensoria Pública (DPE-AM).
A principal missão do conselho é uniformizar procedimentos e estabelecer orientações que promovam uma atuação integrada e fortalecida do sistema de controle interno, visando à melhoria contínua das atividades.
As atividades de controle interno são fundamentais para assessorar os gestores públicos na definição de estratégias de gerenciamento de riscos e na implantação de controles que garantam maior segurança na execução das políticas públicas.
Foto: Divulgação/ Secom