SEFAZ

Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas

Fórum de Documentos Fiscais

O Secretário da Fazenda Isper Abrahim lançou oficialmente nesta quinta-feira, 4 de junho, o Fórum de Debates de Documentos Fiscais Eletrônicos que terá a finalidade de promover debates entre o poder público e a iniciativa privada com o intuito de promover o intercâmbio de informações e experiências a respeito da implantação dos documentos fiscais eletrônicos no estado do Amazonas.

A Sefaz ficará encarregada da coordenação que terá a participação da Receita Federal do Brasil, da Secretaria Municipal de Economia e Finanças, da Superintendência da Zona Franca de Manaus, da Associação Comercial do Amazonas, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas, da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, da Federação das Empresas de Transportes de Cargas da Amazônia e do Sindicato dos Transportadores de Cargas do Amazonas.

Os encontros acontecerão rotineiramente em datas a serem acordados pelo grupo. Os temas discutidos relatados em ata serão repassados aos representantes dos órgãos participantes a fim de analisar os pontos levantados, ponderar sobre a viabilidade das sugestões, promover os devidos encaminhamentos e, no encontro seguinte, apresentar de que forma está sendo conduzida a solução.

Entre os itens que serão alvos de detalhamento entre gestores públicos , empresários e sindicalistas estão a Nota Fiscal Eletrônica, NF-e, o Conhecimento de Transporte Eletrônico, CT-e, a Capa de Lote Eletrônica, CL-e, o Manifesto de Carga Eletrônico, MC-e, a Escrituração Fiscal Digital, EFD, a Escrituração Contábil Digital, ECD e o Sistema Integrado de Comércio Exterior, Siscomex.