Secretário da Fazenda é condecorado pelo TCE-AM com o Colar do Mérito de Contas
Honraria reconhece contribuição ao fortalecimento da gestão pública e da cidadania
O secretário de Estado da Fazenda do Amazonas, Alex del Giglio, recebeu, nesta quinta-feira, 18, o Colar do Mérito de Contas, honraria concedida pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) a personalidades que se destacam pela contribuição ao fortalecimento da gestão pública e da cidadania. A condecoração foi entregue durante a solenidade de premiação do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), que reconheceu órgãos estaduais e municipais pelo bom desempenho em transparência pública.
“Dedico este reconhecimento a todos os servidores e colaboradores da Secretaria de Estado da Fazenda, que, com competência técnica, compromisso ético e espírito público, constroem diariamente uma gestão pautada pela transparência, pela qualidade das informações e pelo equilíbrio fiscal, sempre a serviço da sociedade amazonense. Este Colar não é individual. Ele representa um trabalho coletivo, feito com seriedade, diálogo institucional e responsabilidade com o futuro do Amazonas”, destacou o secretário ao agradecer a concessão da homenagem.
O evento reuniu representantes dos três Poderes, instituições de controle, gestores públicos e autoridades convidadas, no auditório da Corte de Contas. Representando a Sefaz, além do secretário de fazenda, estiveram presentes a secretária executiva de assuntos administrativos, Alana Valério; o chefe do Departamento de Tributação (Detri); Luiz Aurélio e a chefe do Departamento de Arrecadação (Dearc), Anny Coelho.
Destaque nacional em transparência
No mesmo evento, o Governo do Amazonas foi reconhecido com o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), ao conquistar o 1º lugar entre todos os governos estaduais. Em 2025, o Estado alcançou 100% no índice geral de transparência e garantiu, pelo terceiro ano consecutivo, a certificação máxima do programa.
A premiação reconhece o desempenho do Poder Executivo estadual na disponibilização clara, acessível e atualizada de informações à população, como dados orçamentários e financeiros, contratos, licitações, relatórios fiscais e mecanismos de controle social. O PNTP é coordenado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil e avalia portais públicos de todo o país.
Além do PNTP, o Amazonas avançou no ranking da Transparência Internacional – Brasil, saltando da 21ª posição, em 2022, para a 9ª colocação, em 2025, tornando-se o estado mais bem avaliado da Região Norte.
FOTO: Divulgação